
Bicho Bolota
Autora: Olga de Dios
Editora: Boitatá
Sobre o Livro
Bicho Bolota vive rodeado de amigos insetos que costumam lhe dar conselhos, mas nenhum deles o ajuda a encontrar seu verdadeiro propósito. Depois de muito esforço para ser como outros bichos, um dia um grupo de piolhos atrevidos e barulhentos fazem com que ele saia rolando montanha abaixo e dê início a um período de descobertas.
Contextualização
Nem sempre é fácil responder à questão “quem sou eu?”. No quinto e último título da coleção Monstro Rosa, da espanhola Olga de Dios, acompanhamos a jornada do protagonista em se descobrir e assumir essa identidade, mesmo quando tudo ao redor o aconselha a permanecer imóvel e não quebrar as regras. Bicho Bolota nos mostra a importância da descoberta de nós mesmos e de sabermos como preferirmos nos identificar e estar no mundo.

Vamos
Conversar?
1.
Você já quis fazer algo diferente do que os outros estavam fazendo? O que foi?
2.
Como você gosta de brincar? Tem um jeitinho só seu?
3.
Tem alguma coisa que você faz de um jeito único (diferente dos outros amigos)? O que?
4.
O que faz você se sentir feliz por ser do jeitinho que é?
5.
Se você fosse um bicho como o Bicho Bolota, o que gostaria de fazer do seu jeito?
Momento Lúdico
“Meu Bicho Bolota de Lama”
Esta atividade convida as crianças a criarem seu próprio personagem usando lama e elementos da natureza. A proposta valoriza a imaginação, o brincar livre e a diversidade, incentivando a aceitação das diferenças desde cedo.
Preparação do ambiente:
Escolha um espaço ao ar livre ou protegido onde a criança possa brincar com terra e água com liberdade e segurança. Leve uma bacia, baldinho ou recipiente para misturar a lama.
Fazendo a “massinha de lama”:
Misture terra e água até formar uma massa modelável. Deixe que a criança explore a textura com as mãos.
Criação do Bicho Bolota:
Incentive a criança a modelar seu personagem como quiser: redondo, comprido, com ou sem olhos, orelhas de tamanhos diferentes, muitos braços, nenhum — tudo é permitido. Use gravetos, pedrinhas, sementes, folhas e flores secas para complementar a criação.
Valorização da diversidade:
Ao final, converse com a criança destacando como cada Bicho Bolota é único e diferente dos outros — e como isso é lindo e importante. A atividade pode se tornar um momento potente para trabalhar autoestima, empatia e identidade.
Caso não seja possível realizar a atividade com lama e elementos da natureza, as famílias podem adaptar a proposta utilizando materiais como massinha de modelar ou argila.

Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.