Mungunzá
Autora: Tatiane Silva Santos
Editora: Bruna Lubambo
Sobre o Livro
Escrita por Tatiana Silva Santos e ilustrada por Bruna Lubambo, a obra Mungunzá desperta a curiosidade e ensina aos leitores, de maneira divertida, novas palavras ao contar suas origens.
Toinha, uma menina curiosa, sempre ansiava por entender o mundo ao seu redor. Em uma ocasião, ao saborear um doce feito de palavras, sua curiosidade foi aguçada, levando-a a descobrir o mungunzá, também conhecido como canjica, podendo ser doce ou salgado. Contudo, sua sede por conhecimento persistia, levando-a a procurar a professora, que prontamente se dispôs a compartilhar saberes com os alunos.
Contextualização
A narrativa revela que nossa língua é rica em palavras de origem africana, como marimbondo, caçula, quitanda. Esta história, envolta em um aroma de afeto, pintada com as cores da imaginação, e temperada com o sabor da África, ilustra a jornada de Toinha em busca de entendimento e conexão com as raízes que permeiam nossa linguagem.
Com sensibilidade e de forma poética, a autora nos apresenta a origem da palavra mungunzá com um significado carregado de história, às vezes de perto, outras vezes de muito longe. E, para completar essa experiência literária, o movimento do traçado e as cores usadas pela ilustradora Bruna Lubambo, nos faz sentir o cheiro da terra, do milho e de uma tigela cheinha de mungunzá.
Vamos
Conversar?
1.
Você já comeu Mungunzá? O que achou?
2.
Na página 9 podemos ver algumas palavras de origem africana. Você conhece alguma delas?
Momento Lúdico
Arte com milho
Materiais necessários:
-
Canetinha, lápis de cor e/ou tinta (opcional)
-
Milho (de pipoca) ou papel crepom amarelo
-
Cola
-
Folha atividade (qr code)
Clique aqui, imprima e peça para a sua criança decorar o milho. Ela pode usar milho de pipoca ou fazer bolinhas pequenas com papel crepom amarelo.
Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.