top of page
Screen Shot 2022-11-06 at 8.46.31 AM.png

Quando o bebê diz "Mã Mã"

Autor: Tino Freitas
Ilustrador: Gilles Eduar
Editora: Abacatte
 

Sobre o Livro

Quando um bebê balbucia É um banho de alegria A família em euforia Meia-noite ou meio-dia. É amor e poesia Ontem, hoje, amanhã Sempre que um bebê diz: ― Mã Mã.

Contextualização

TINO FREITAS é escritor, jornalista, contador de histórias e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, no Distrito Federal. Seus livros têm como características o humor, a crítica social e o experimento com o suporte (papel/folha/livro objeto) enquanto importante elemento condutor da narrativa. Alguns foram premiados com o Selo Altamente Recomendável para Crianças da FNLIJ; finalistas do Prêmio Jabuti (vencedor em 2013); integrantes da seleção Os 30 melhores livros do ano da revista Crescer e do Catálogo de Bologna.

Catavento_clube_arara azul_simbolo_fundo rosa.jpg

Vamos 
Conversar?

 

1. 

Vamos bater palmas para o bebê que está aprendendo a falar?


2. 

Você já consegue dizer titia? (peça para o bebê ou a criança repetir as palavras exercitando as suas pronúncias)

3. 

E vovó?

4. 

E vovô?

5. 

E cachorro?

Momento Lúdico

A ciranda do bebê

 

Vamos resgatar uma cantiga ancestral brasileira e fazer uma divertida ciranda em família ou com os amigos? 

 

  1. Fazemos uma roda com as pessoas que estiverem em casa e queiram se juntar a brincadeira;

  2. Agora vamos cantar a música  "A canoa virou", quando chegar na parte "foi por causa da…" substituímos "Maria" por: mamãe, papai, titia,  ou o nome do bebê ou outra pessoa que estiver na roda. Ao invés de dizer o nome da pessoa, você pode apontar e pedir para a criança dizer à sua maneira, se ela não souber diga você para que ela repita. A pessoa escolhida irá para o meio da roda até a segunda parte da canção "eu tirava a (nome da pessoa) do fundo do mar" quando ela pode retornar ao seu lugar inicial.

 

A canoa virou

Por deixá-la virar

Foi por causa da Maria 

Que não soube remar

 

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Tirava a Maria

Do fundo do mar

Convide o máximo de pessoas que for possível: mamãe, papai, irmãozinho (a), titio (a), amigos. Caso estejam só você e o bebê, use a criatividade e inclua objetos na brincadeira no lugar das pessoas. Será uma rica oportunidade de ampliar o vocabulário da criança em língua portuguesa!

Screen Shot 2021-10-17 at 9.21_edited.pn

Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.

Clique aqui para saber mais.

bottom of page