
Samira e os Esqueletos
Autora: Camilla Kuhn
Tradutora: Kristin Lie Garrubo
Editora: Brinque-Book
Sobre o Livro
Quando a turma de Samira aprende sobre o corpo humano na aula de ciências, ela começa a imaginar todos na escola como esqueletos ambulantes. A garota então passa a evitar seus colegas de classe, até mesmo sua melhor amiga Frida, mas ainda assim não consegue escapar da visão do próprio esqueleto. Com a ajuda perspicaz de sua mãe, Samira percebe que ter um corpo cheio de ossos talvez não seja necessariamente uma coisa ruim.
Com ilustrações criativas e texto ágil, esse livro da norueguesa Camilla Kuhn mostra até onde pode chegar uma imaginação desenfreada.
Sobre a Autora
CAMILLA KUHN nasceu em 1975 em Oslo, Noruega. Formou-se em Design Gráfico na Faculdade de Arte e Design Central Saint Martins (CSM), em Londres, Inglaterra. É autora e ilustradora de livros bem-humorados e criativos voltados para a infância, já traduzidos para diversos países.

Vamos
Conversar?
1.
A palavra "esqueleto" significa um conjunto de quê?
2.
Por que você acha que Samira começou a imaginar todo mundo como esqueletos? Você já imaginou algo parecido?
3.
Como você acha que Samira se sentiu ao ver seus amigos como esqueletos? Por que ela começou a evitá-los?
4.
Se você pudesse ver seu próprio esqueleto, como você acha que se sentiria? Isso te deixaria com medo ou curioso? Por quê?
5.
O que você acha que a mãe de Samira disse para ajudá-la a se sentir melhor? Como você acha que a Samira começou a ver o corpo humano de outra forma?
Momento Lúdico
Atividade: Esqueleto com Cotonetes
Objetivo: Ensinar as crianças sobre o corpo humano de maneira divertida, ajudando-as a visualizar e entender como os ossos funcionam.
Materiais:
-
Cotonetes brancos (vários)
-
Cola branca ou cola bastão
-
Papel preto (cartolina ou papel sulfite escuro, para simular um "raio-X")
-
Canetinhas ou lápis de cor
-
Tesoura (sem ponta)
-
Uma imagem simples de um esqueleto como referência (pode ser impressa ou mostrada em um livro)
Como Fazer:
Dê para a criança uma folha de papel preto, que será a base onde o "esqueleto" de cotonetes será colado. Explique que o papel preto representará um "raio-X" do corpo.
Montagem do Esqueleto:
Braços e pernas: Corte os cotonetes ao meio (use a tesoura sem ponta para ajudar) e use essas metades para criar os ossos dos braços e das pernas.
Coluna vertebral: Para a coluna, cole vários cotonetes inteiros em uma linha vertical no centro do papel.
Costelas: Corte vários cotonetes ao meio para formar as costelas. Cole-os em curvas nas laterais da coluna vertebral.
Crânio e cabeça: Desenhe o formato de um crânio na parte superior do papel, ou ajude seu filho a fazer isso, e então cole cotonetes ao redor do desenho para representar os ossos da cabeça.
Personalizando o esqueleto:
Incentive a criança a desenhar ou decorar o "esqueleto" da forma que ela preferir. Pode adicionar detalhes engraçados, como olhos ou roupas para deixar o esqueleto mais divertido.


Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.