Seu Tainha
Autora: Janaína de Figueiredo
Ilustradora: Bruna Lubambo
Editora: Tigrito
Sobre o Livro
“Essa é a história de um velho, de um menino e de uma janela. Na verdade, é a história de todos nós, que somos um pouco o velho, o menino e a janela, em diferentes momentos da vida. E é também a narrativa de um encontro, desses que nos transformam. Escrita com simplicidade e beleza por Janaina de Figueiredo, Seu Tainha é um convite a contemplar o modo como o tempo nos modifica - ora em quem olha o mundo de casa, ora em quem atravessa o mar" - Carla Kinzo
Contextualização
A história entrelaça a vida de um velho, um menino e uma janela, simbolizando as diversas fases e perspectivas da vida humana. Este livro nos convida a observar como o tempo nos molda e transforma, alternando nosso papel entre o observador que vê o mundo de sua casa e o aventureiro que cruza os mares. O enredo se centra em um encontro significativo, daqueles que marcam e transformam nossa existência. É uma obra que reflete profundamente sobre a natureza dos ciclos da vida, a cultura caiçara, a amizade e o envelhecimento.
Vamos
Conversar?
1.
Você encontrou palavras, no livro, que ainda não conhecia? Quais?
2.
Você sabe o que quer dizer “Seu” Tainha? Qual outra palavra poderia substituir “Seu”?
3.
Quais os animais, elementos naturais, objetos, cheiros e sons que você gosta de observar quando vai à praia? Se você nunca foi à praia, o que gostaria de ver?
4.
O menino da história vê o mar e o barquinho de sua janela. O que você vê pela janela de sua casa?
5.
Na história tanto o menino como o velho se transformam. Você consegue pensar em momentos da sua vida em que o tempo também trouxe mudanças?
Momento Lúdico
Eu Observo da Janela
Vamos criar uma obra de arte baseada no que observamos ao olhar pela janela. Pode ser a janela de casa, da escola ou de qualquer outro lugar que seja especial para você.
Materiais:
-
Papel aquarela ou papel de desenho grosso
-
Aquarelas, pincéis e potes de água
-
Toalhas de papel ou panos para limpar os pincéis
-
Paletas ou pratos para misturar as tintas
-
Lápis
-
Caderneta ou folha de papel
Caso não tenha aquarelas e pinceis, pode substituir por giz de cera ou lápis de cor.
Instruções:
-
Introdução à Atividade:
-
Respire profundamente e relaxe que hoje você vai criar.
-
-
Observação Inicial:
-
Se possível, vá até uma janela e passe alguns minutos observando o que vê.
-
Preste atenção nos detalhes, como cores, formas, pessoas, animais, plantas, veículos e qualquer outra coisa que chame sua atenção.
-
Com o lápis em um papel à parte do da pintura, faça algumas anotações sobre o “objeto” escolhido: Por que você o escolheu?; O que lhe chama à atenção?; Que sons faz?; Que aroma tem?; etc.
-
-
Pintura com Aquarela:
-
Pegue os materiais de pintura e comece fazendo uma moldura azul, como janela do menino que aparece no livro, ou da maneira/cor que achar melhor;
-
Dentro da moldura, comece a pintar o que observou da janela. Pinte a pessoa, animal ou objeto que mais lhe chamou à atenção.
-
Não se preocupe em pintar bem ou mal. O mais importante é buscar se relacionar com o “elemento” que escolheu.
-
Pode ser que além da pintura você queira escrever um poema, música ou texto a respeito do que observou . Expresse-se sem limites!
Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.