
Lobinho na escola de enganação
Autor: Ian Whybrow
Ilustrador: Tony Ross
Editora: Companhia das Letrinhas
Sobre o Livro
O livro "Lobinho na escola de enganação" foi escrito por Ian Whybrow e ilustrado por Tony Moss, e conta uma história divertida cheia de reviravoltas sobre um lobo que precisa aprender a ser mau, mas será que ele realmente quer isso? O livro brinca com a ideia de que não é preciso seguir as expectativas criadas pelos outros, e que o mais importante é ser fiel a si mesmo.
Contextualização
Lobinho Devagar não era um lobinho-problema - até o dia em que começou a ter um comportamento bondoso. Insistia em dormir cedo, tosar o pêlo, escovar os dentes e fazer outras coisas inaceitáveis para um lobinho realmente do mal. Coisas da idade... mas os pais ficam preocupados. Na dúvida, decidem mandá-lo para uma viagem de estudos na Escola de Enganação, situada na Floresta Assustadora e dirigida pelo célebre tio Lobão do Mal, um mestre do mau-caratismo. Toda a história é contada através das cartas que Lobinho escreve para os seus pais (mais um indício de que ele não terá um grande futuro como lobo mau).

Vamos
Conversar?
1.
O que você acha que significa "escolinha de enganação"?
2.
O Lobinho quer ser como os outros da escola? O que ele faz de diferente?
3.
Você já se sentiu pressionado a fazer algo só porque os outros estavam fazendo? Como resolveu a situação?
4.
Você concorda com a decisão que o Lobinho tomou no final?
5.
Se você pudesse criar uma escola especial, o que ela ensinaria?
Momento Lúdico
"Escreva sua própria carta como Lobinho!"
Objetivo:
-
Praticar a escrita na língua portuguesa.
-
Refletir sobre o comportamento do personagem Lobinho e suas decisões.
-
Praticar vocabulário e expressões aprendidas durante a leitura do livro.
Material necessário:
-
Papel e caneta ou lápis
-
Referência ao livro "O Lobinho na Escola de Enganação" (se possível, a criança pode reler partes das cartas escritas pelo Lobinho para se inspirar).
Instruções:
Peça para a criança se imaginar como Lobinho. Agora, ela deve escrever uma carta para os seus próprios pais ou um personagem fictício se preferir. Se a criança tiver dificuldades em escrever em português, não tem problema, um adulto pode ajudá-la!

Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.