
Não apronte, Mastodonte!
Autora: Micaela Chirif
Ilustradora: Issa Watanabe
Editora: Jujuba
Sobre o Livro
Tomar banho, escovar os dentes, ir para a cama dormir e sempre a mesma resposta: Não! Até que, para contrariar, o grande mastodonte resolve fazer uma imensa bagunça. E deixar o seu cuidador muito cansado. Numa mudança de papéis, em que o cuidador é uma criança que vivencia um dia de rotina do seu mastodonte, essa história é cheia de afetos e humor, com a certeza de que nenhuma birra muda o mais importante: o amor entre os dois. Um livro para falar de birras, brincadeiras e muito amor.
Contextualização
A autora peruana Micaela Chirif, desde pequena, encantava-se com a ideia de imaginar situações inusitadas, como tigres entrando pela janela para cantar uma música. Esse talento para transformar o cotidiano em fantasia está presente nesta obra, onde ela aborda, de forma lúdica e encantadora, um dos grandes desafios da infância: as famosas birras.
Por meio da figura de um mastodonte, um animal pré-histórico de nome curioso e engraçado, a autora cria uma narrativa que dialoga diretamente com o universo infantil.

Vamos
Conversar?
1.
Você sabe o que é um mastodonte?
2.
O que você acha que o mastodonte sentiu quando começou a fazer a bagunça?
3.
Você já quis fazer algo parecido, como o mastodonte? O que aconteceu depois?
4.
Como você ajudaria o mastodonte a entender que algumas coisas precisam ser feitas, mesmo quando ele não quer?
5.
Por que você acha que o cuidador continuou amando o mastodonte, mesmo com toda a bagunça que ele fazia?
Momento Lúdico
Brincadeira: Seu rei mandou
"Seu Rei Mandou" é uma brincadeira divertida e desafiadora que trabalha a atenção, a coordenação motora e o raciocínio lógico. O jogo envolve um líder, chamado "Rei", que dá comandos às crianças.
Como brincar:
Escolha o Rei:
O adulto cuidador ou uma criança mais velha começa como o "Rei".
O Rei diz: "Seu Rei mandou!"
As crianças respondem: "Fazer o quê?"
Então, o Rei dá um comando, como:
“Pular com uma perna só”
“Sentar no chão”
“Levantar os braços”
“Dar um passo para trás”
“Fazer silêncio”
Após cada comando, o Rei repete a pergunta: "Seu Rei mandou!" e as crianças respondem novamente "Fazer o quê?", reiniciando o ciclo.
Depois de algumas rodadas, permita que as crianças assumam o papel de Rei, desafiando o adulto e os colegas com seus próprios comandos. Isso incentiva a criatividade e o protagonismo.

Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.