Esperando a Chuva
Autora: Véronique Vernette
Tradução: Renato Pedrosa
Editora: Pulo do Gato
Sobre o Livro
Não chove há muitos meses. A casa, o quintal e as ruas estão secos e empoeirados. A menina decide, então, esperar a chuva. Da porta de casa, acompanha o movimento da rua: o caminhão traz a lenha, o barril leva a água para os moradores, o costureiro conserta as roupas das famílias. É hora de ajudar a mãe em casa, tomar banho e jantar. De repente, o céu começa a escurecer e o forte vento anuncia que a chuva finalmente se aproxima. O livro explora uma temática universal – a necessidade de o homem se adaptar às adversidades da natureza. Novas perspectivas e proporções são exploradas nas ilustrações e na disposição do texto, incentivando diferentes formas de olhar e relacionar imagem e texto no espaço da página.
Contextualização
Véronique Vernette nasceu na França, no ano de 1972. Após frequentar a Escola de Belas-Artes, ela fez várias viagens para Burkina Faso, um país localizado no oeste da África, onde o francês é a língua oficial. Durante sua estadia, Véronique teve a oportunidade de explorar uma nova cultura, encantando-se com a vida cotidiana nas ruas de Ouagadougou, a capital do país, incluindo os mercados locais, vilarejos e seus habitantes. Tudo o que viu e experimentou tornou-se fonte de inspiração para suas pesquisas, registradas em seus inseparáveis cadernos de desenho.
Os livros de Véronique apresentam uma África urbana e contemporânea, sem savanas ou leões, mas sim mercados, bicicletas, os sons da cidade e a vida de seus moradores. A história de Esperando a chuva se passa na África – continente que muitos estudiosos consideram como Áfricas, tamanha a sua pluralidade –, região que guarda semelhanças e diferenças com as condições socioeconômicas do Brasil.
Em suas obras, o texto e a ilustração se entrelaçam de maneira integrada, criando uma organização espacial única e autoral. A artista explora novas perspectivas e proporções, incentivando diferentes formas de observar e conectar imagem e texto nas páginas.
Vamos
Conversar?
1.
Olhando bem a capa do livro, percebemos que ela traz desenhos e palavras. Na sua opinião, o que será que está acontecendo na cena?; O que você vê na ilustração?
2.
O que fica perto da casa onde ela mora?; Que pessoas da família moram perto da casa da menina? E o seu bairro, é parecido com o da protagonista da história?
3.
Você gosta de chuva? Porque? Prefere dias ensolarados, nublados ou chuvosos?
Momento Lúdico
Atividade 1 : Construção de um Glossário Ilustrado
Materiais Necessários:
- Papel em branco ou caderno
- Lápis de cor, canetas coloridas, ou qualquer material de desenho
- Tesouras e cola (opcional)
Passos:
-
Inicie a atividade revisando o livro "Esperando a chuva", destaque as ilustrações que contêm objetos em destaque acompanhados por legendas, como "sabão em pó", "sabonete", "canela", "manteiga de karité" e "quiabo".
-
Faça um levantamento de palavras que podem ser incluídas no glossário, como locais, objetos, alimentos, pessoas/personagens e elementos da natureza.
-
Com base nos critérios estabelecidos, escolham as palavras presentes nas ilustrações e no texto do livro.
-
Agora é hora de ilustrar! Cada palavra precisa ter uma ilustração para representá-la.
Encoraje a criatividade e a originalidade nas ilustrações, incentivando sua criança a incorporar detalhes que remetem ao contexto do livro.
Atividade 2: Barulhinho bom de chuva
Vamos construir um "chocalho da chuva" e reproduzir o som da chuva?
Materiais necessários:
-
3 garrafas PET de 500 ml com suas tampinhas;
-
3 punhados de 3 diferentes grãos crus de alimentos, como feijão, arroz, milho, grão-de-bico, lentilha, soja etc.
Modo de fazer:
-
Pegar as 3 garrafas com suas tampinhas.
-
Colocar um punhado (1 colher de sopa) de grãos em cada uma das garrafas. Não misturar os grãos na garrafa, para que os sons sejam diferentes.
-
Fechar as garrafas com as tampinhas.
-
Agitar cada garrafa de diferentes maneiras para comparar a sonoridade produzida por elas.
Depois de pronto, experimentem intensidades, tons e ritmos produzidos quando o objeto é tocado. Dê comandos: mais forte, mais fraco, mais lento, mais rápido. Dite ritmos e arrisque colocar uma música para acompanhar essa experiência!
Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.