O Robozinho de Madeira e a Princesa-Lenha
Autor: Tom Gauld
Editora: V&R
Sobre o Livro
Em um reino distante, o rei e a rainha nutriam o desejo ardente de ter filhos. Com a ajuda de uma inventora habilidosa e de uma bruxa sábia, receberam não apenas um, mas dois filhos: um pequeno robô de madeira e uma princesa esculpida de um tronco de lenha. Os irmãos, inseparáveis amigos, desfrutavam de uma vida feliz no castelo. No entanto, tudo muda quando a princesa desaparece, levando seu irmão a embarcar em uma jornada perigosa para trazê-la de volta para casa. Enfrentando inúmeros desafios, ele se vê em apuros. Será possível que eles retornem aos braços amorosos de seus pais?
Contextualização
Tom Gauld, um autor talentoso e premiado, conseguiu criar um conto de fadas atemporal, moderno e clássico ao mesmo tempo. Com personagens inesquecíveis, conta uma história cheia de coragem, magia e fantasia. Uma obra extraordinária, elogiada pela crítica, que explora o poder do amor fraternal, da solidariedade e da determinação.
Embora o livro retrate um cenário distante de nossa realidade cotidiana, ele oferece uma oportunidade valiosa para dialogar com as crianças sobre as diferenças nas atividades realizadas durante o dia e a noite, enquanto o sol, a lua e as estrelas compartilham o céu conosco.
Vamos
Conversar?
1.
Na sua opinião, o que o robô sentiu quando percebeu que sua irmã não estava mais na cama? Medo, desespero, tristeza…?
2.
O robozinho disse que a princesa é a coisa mais importante na vida dele. Você tem alguém que considere tão importante também?
3.
Ao longo da jornada, há vários quadrinhos com algumas aventuras vividas pelos irmãos. Que tal escolher uma e imaginar, com detalhes, o que aconteceu nela?
Momento Lúdico
Oficina de Criação de Personagens
Se você fosse um(a) inventor(a) ou um(a) bruxo(a) cheio de poderes, quais personagens você gostaria de criar?
Claro! Aqui está um passo a passo para uma atividade lúdica de criação de personagens para crianças de 6 a 8 anos:
Materiais necessários:
- Papel em branco
- Lápis de cor, canetas coloridas, giz de cera, ou qualquer outro material de arte
- Inspiração (livros, revistas, filmes, etc.)
Passo a passo:
Inspiração:
-
Olhe ao seu redor. Você vê alguma coisa que gostaria de transformar em um personagem? Você pode fazer uma pesquisa em livros, revistas ou em filmes que já assistiu para buscar inspiração.
Ideias divertidas:
-
Pense em um nome legal para o seu personagem. Pode ser qualquer coisa que você goste!
-
Que tal pensar em como seria sua personalidade? Seria bravo, engraçado, ou corajoso? Qual é a idade dele? E suas características físicas? Seja detalhista!
Hora de desenhar:
-
Pegue seu papel e comece a desenhar seu personagem. Lembre-se de usar muitas cores!
Mostre para todo mundo:
-
Depois que terminar, você pode mostrar o seu personagem para a sua família. Que tal fazer uma ligação de vídeo para um parente no Brasil?
Esta atividade não apenas permite que as crianças expressem sua criatividade, mas também as ajuda a desenvolver habilidades de narrativa, empatia e pensamento crítico à medida que dão vida aos seus próprios personagens imaginários.
Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.