Clube do Pepezinho
Autor: Dav Pilkey
Editora: Companhia das Letrinhas
Sobre o Livro
Em um clube dedicado à arte de fazer histórias em quadrinhos, Pepezinho ensina um grupo de sapos simpáticos a se expressarem através de boas aventuras.
Explorando diferentes técnicas de ilustração e criação narrativa, Dav Pilkey convida todos seus leitores a experimentar a arte de contar e desenhar suas próprias histórias.
Contextualização
Quando era criança, Dav Pilkey foi diagnosticado com PHDA (Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção) e dislexia. Perturbava tanto as aulas que todos os dias os professores o obrigavam a sentar-se no corredor. Felizmente, Dav adorava desenhar e inventar histórias e por isso aproveitava o tempo que alí passava para criar as suas próprias bandas desenhadas – foi o que aconteceu com as primeiras aventuras do Homem-Cão e do Capitão Cuecas, best-sellers de sua autoria.
Vamos
Conversar?
1.
Você também gosta de desenhar ou de escrever? Talvez fotografar, fazer poesia, modelar com argila? Qual a sua arte preferida?
2.
Qual história em quadrinho do livro você mais gostou? Por que?
3.
Que técnicas de ilustração ou criação narrativa você acha mais interessante e por quê?
4.
De que maneira o Clube do Pepezinho pode ajudar os sapos a desenvolver suas habilidades criativas?
5.
Como você pode aplicar o que aprendeu no Clube do Pepezinho para criar suas próprias histórias?
Momento Lúdico
Clube de HQ
Que tal formar o seu Clube das Histórias em Quadrinhos? Junte seus amigos, escolham um para ser o "Pepezinho", ou seja, o presidente que irá conduzir o clube na criação de maravilhosas ou até terríveis histórias =)
Vocês podem seguir as orientações e atividades propostas pelo Pepezinho e seus amigos:
-
Busca de ideias (páginas 16-19)
-
Fotografia e/ou poesia (páginas 35-37; 123-130)
-
Fracassar (página 39)
-
O queijo monstruoso em 17 passos (página 53)
-
Como desenhar o cocô do meu cão em 3 passos ridiculamente fáceis (página 62)
-
Desenhar copiando desenhos (página 120)
-
Biografia (153-156)
-
Fotos de reconstrução de bonecos quebrados (159-164)
Vocês também podem criar as suas próprias técnicas de criação de quadrinhos. Combine os encontros nos intervalos da escola, na biblioteca ou em casa e lembre-se: "Tudo bem fracassar miseravelmente!", "Foque no que você ama" e "tente melhorar sempre!".
Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.