
O que nos faz humanos
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Harper Kids
Sobre o Livro
Eu existo há muito tempo. Há mais tempo que brinquedos, cachorros ou qualquer pessoa que você conheça. Eu estou em toda a parte. Você consegue adivinhar quem eu sou?
Esta crônica de Victor. D. O. Santos, com ilustrações incríveis de Anna Forlati, celebra a língua como o manancial que nos diferencia de outros animais e nos torna verdadeiramente humanos.
Contextualização
Em um mundo no qual 40% das cerca de 7 mil línguas faladas podem desaparecer na virada do século XXI devido à falta de falantes, Victor Santos, um linguista apaixonado, perguntou-se como poderia transmitir a seus próprios filhos a noção simples, mas poderosa, de que nossa língua está no cerne do que nos define como humanos. Que cada língua, independentemente do número de falantes que possua, é um veículo para a cultura: uma multiplicidade de tradições, crenças e visões de mundo que merecem ser preservadas. Segundo Victor, quanto mais diversidade linguística houver, mais ricos nós seremos como seres humanos. A consciência e o respeito pela diversidade humana, como a UNESCO afirma desde a sua fundação, é a chave para a compreensão mútua.

Vamos
Conversar?
1.
Por que você acha que a língua é tão importante para as pessoas e suas culturas?
2.
Você já ouviu alguém falando uma língua diferente? Como foi essa experiência para você?
3.
Se você pudesse aprender uma língua nova, qual seria e por quê?
4.
Como seria o mundo se todos falassem a mesma língua? O que mudaria? O que poderia ser bom ou ruim nisso?
5.
Você conhece palavras ou expressões em sua língua que só existem nela? O que isso nos ensina sobre como vemos o mundo?
Momento Lúdico
Brincando de "Língua do P"
Vamos aprender e brincar com a língua do P? Esse é um jeito divertido de transformar as palavras e criar uma forma secreta de falar!
Na língua do P, você coloca a letra "P" antes de cada sílaba. Parece complicado? Vamos ver um exemplo:
A palavra gato vira (p)pa(p)to.
A palavra bola vira (p)bo(p)la.
obs: você deve dizer todas as letras "p”que estão entre parêntesis.
Agora que você aprendeu é hora de praticar. Vai ficar bem mais divertido se você ensinar esta língua para outra pessoa falar com você. Assim poderão se comunicar secretamente, sem que os outros entendam. A língua do P é uma brincadeira mas funciona quase como outro idioma.
Dicas:
Comece com palavras fáceis.
Tente traduzir “casa” (resposta: (p)ca(p)sa).
E mala? (Resposta: (p)ma(p)la).
Jogo de Tradução:
Dividam-se em duplas ou pequenos grupos. Um grupo recebe uma palavra ou frase para traduzir para a língua do P e o outro tenta adivinhar o que foi dito. Quem acertar ganha pontos!

Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.